domingo, julho 18, 2010
O roteador que não roteava
Na sucursal havia diversos problemas de queda de conexão com a Internet. O diretor da sucursal, pessoa que se "orgulhava de ter uma vida fora da internet", um dia precisou enviar uma reportagem para São Paulo e a internet havia caído. Detalhe: sem perspectiva de retorno e já eram 21h. O prédio já não tinha funcionários. O diretor aprendeu a lição: "Precisamos ter um laptop". Parêntese: na visão do diretor, o laptop era tão-somente uma espécie de bote salva-vidas para o desktop. Tipo assim, digamos, na hora em que o desktop falhasse, o laptop salvaria todo mundo.
Não ocorreu, por exemplo, naquela mesma noite, que bastaria salvar a matéria num pen-drive ("pen o quê?") e ir numa lan-house, pronto, estava resolvido o problema.
Lá em São Paulo, o pessoal da matriz - para piorar tudo - achava "normal" isso. "Ué, caiu a internet, o que ele pode fazer?".
Ao lado do diretor, alguém ainda ressaltou. "Olha, o laptop é útil mas tem que ter roteador, senão não funcionará a internet".
Que beleza. Esta frase mudou tudo na cabeça do diretor e foi fundamental para que se estabelecesse o diálogo abaixo, entre o diretor da sucursal, que ganhava uns 15 mil reais por mês, e o técnico em informática que faturava lá seus 900 reais.
- Sr. Diretor, está tudo pronto, o laptop já está com tudo instalado. A memória é fraca, mas...
- Bom, não importa a memória, o que importa é que o laptop TENHA ROTEADOR.
- O senhor quer dizer, que ele tenha wireless para poder se conectar a um roteador, né?
- (....). Acho que é isso. Enfim, ele se conecta? É isso que eu quero saber.
- Sim, mas vai precisar de um roteador.
- Como assim? O laptop não veio com roteador?
- Não, o roteador é um aparelho externo. Os laptops de hoje vêm todos com wireless, com busca de rede sem fio.
- Pois então!O laptop vem com wireless, por que não se conectaria?
- (Expressão de cansaço)
- Seu técnico, o importante é o seguinte: a internet aqui cai toda hora. O laptop não é para ser usado o tempo todo, é para essa emergência.
- Sim, entendo, mas nessa emergência, a sua internet tem que vir de algum lugar.
- Ué, vem do roteador!
- Sr. diretor, entenda uma coisa: o laptop não é uma máquina que se conecta automaticamente e de graça. A conexão tem que vir de algum lugar.
- Se o senhor está dizendo que o roteador é um aparelho externo, então é só instalar um roteador e aí teremos a conexão de emergência?
- É quase isso. Vocês precisam ter uma conexão alternativa. Se o roteador estiver conectado na conexão que vocês usam normalmente, quando cair, o roteador obviamente pára de conectar junto.
- Como assim? Então não adiantou nada!
- Nem tanto, eu recomendaria que vocês tivessem uma placa de 3G.
- Meu Deus, esse laptop que a empresa comprou veio sem essa placa?
O diretor, pelo que me consta, desistiu. O técnico, me disseram anos depois, já teve alta e parou com o Rivotril.
Conhece alguma história parecida? Manda para a gente!
Não ocorreu, por exemplo, naquela mesma noite, que bastaria salvar a matéria num pen-drive ("pen o quê?") e ir numa lan-house, pronto, estava resolvido o problema.
Lá em São Paulo, o pessoal da matriz - para piorar tudo - achava "normal" isso. "Ué, caiu a internet, o que ele pode fazer?".
Ao lado do diretor, alguém ainda ressaltou. "Olha, o laptop é útil mas tem que ter roteador, senão não funcionará a internet".
Que beleza. Esta frase mudou tudo na cabeça do diretor e foi fundamental para que se estabelecesse o diálogo abaixo, entre o diretor da sucursal, que ganhava uns 15 mil reais por mês, e o técnico em informática que faturava lá seus 900 reais.
- Sr. Diretor, está tudo pronto, o laptop já está com tudo instalado. A memória é fraca, mas...
- Bom, não importa a memória, o que importa é que o laptop TENHA ROTEADOR.
- O senhor quer dizer, que ele tenha wireless para poder se conectar a um roteador, né?
- (....). Acho que é isso. Enfim, ele se conecta? É isso que eu quero saber.
- Sim, mas vai precisar de um roteador.
- Como assim? O laptop não veio com roteador?
- Não, o roteador é um aparelho externo. Os laptops de hoje vêm todos com wireless, com busca de rede sem fio.
- Pois então!O laptop vem com wireless, por que não se conectaria?
- (Expressão de cansaço)
- Seu técnico, o importante é o seguinte: a internet aqui cai toda hora. O laptop não é para ser usado o tempo todo, é para essa emergência.
- Sim, entendo, mas nessa emergência, a sua internet tem que vir de algum lugar.
- Ué, vem do roteador!
- Sr. diretor, entenda uma coisa: o laptop não é uma máquina que se conecta automaticamente e de graça. A conexão tem que vir de algum lugar.
- Se o senhor está dizendo que o roteador é um aparelho externo, então é só instalar um roteador e aí teremos a conexão de emergência?
- É quase isso. Vocês precisam ter uma conexão alternativa. Se o roteador estiver conectado na conexão que vocês usam normalmente, quando cair, o roteador obviamente pára de conectar junto.
- Como assim? Então não adiantou nada!
- Nem tanto, eu recomendaria que vocês tivessem uma placa de 3G.
- Meu Deus, esse laptop que a empresa comprou veio sem essa placa?
O diretor, pelo que me consta, desistiu. O técnico, me disseram anos depois, já teve alta e parou com o Rivotril.
Conhece alguma história parecida? Manda para a gente!
Assinar Postagens [Atom]